terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Val Thorens - December 2011

Aqui vamos nós em mais uma viagem de neve, Val Thorens foi a Ski Resort escolhido desta vez. Localizado no Sudeste da França, Val Thorens está muito próximo das fronteiras de Suiça e Itália, no coração dos Alpes.

Comecamos a viagem tomando um voo desde a Escócia até Genebra na Suiça, chegando lá, tinhamos 3 horas para esperar no aeroporto por David, que chegava desde Roma. Pegamos nossa camionete 4 x 4, previamente alugada, e fomos até o centro de Genebra para almoçar. Pizza + lata de coca  por 12 euros ... comecou ai minha antipatia pela Suiça !!

Voltamos ao aeroporto, pegamos David e suas tralhas e saimos de viagem para a França, cruzamos a fronteira em 20 minutos e coemçamos a subir as montanhas. Antes disso, paramos  em Annecey em um Carrefour para fazer as comprar da semana, 280 euros !

Chegando em Val Thorens, fomos super bem atendidos pela companhia alemã que fez o nosso pacote, £280 por pessoa para acomodação e passe de esqui, foi uma barbada! Como a agência era da alemanha, a maioria das pessoas que estavam nos apartamentos em nosso edifício, eram germânicas ...descubrimos isso depois, conversando com os vizinhos, que fumavam maconha todos os dias na sacada do apartamento ao lado!

Começamos bem, na Segunda-Feira  de manhã fez um dia lindo, ensolarado e sem uma nuvem no céu. Nos tinhamos o passe que nos da direito a uma vasta area de ski chamada Os 3 Vales, que inclue 3 estações de esqui próximas, pode-se ir de uma estação até a outra esquiando, de alguma forma haverá alguma maneira de conectar. No entanto queriamos explorar primeiro nosso quintal.  Má sorte, pois Segunda-Feira foi único dia lindo de toda a viagem, os outros dias foram nublados e com neve caindo, oque deixa a visibilidade bastante comprometida.

Em contrapartida, com tanta neve caindo, tivemos a oportunidade de fazer algumas rotas fora de pista  com neve pó  (powder snow) que e aquela nesse super blanda e fina, onde a prancha chega a rebotar contra a neve, é lindo ... e como diz o David  "Alex ...  esto és un gozazo!!" O único problema da neve pó em foras de pista  e que se tu caires da prancha, vais afundar na neve.... é como estar caminhando sobre areia muito fina, ela simplesment te suga para dentro. Para sair de uma situação assim, puff ....muito esforço! Depende de quanto fora de pista estas, pode demorar até uma hora remando  ...e claro, tal operação te vai drenar toda a energia!


Igual ao Les Deux Alpes, Le Pano Bar, em Val Thorens há o Le Folie Bar, que como o nome já diz , é uma folia !! Aprés-Ski todos os dias entre 15h e 17h, montam uma rave ao ar livre no meio da montanha!

Muitas vezes fazem festas especiais, que vão até às 21hrs. Na volta te dão uma tocha e tu podes esquair montanha abaixo iluminado ... e um pouco tchuco, mais para lá do que para cá!


Val Thorens oferece muitas opções de diversão, é uma vilarejo no meio dos Alpes mas tem uma boa estrutura. Há saunas, piscinas, ginásios, restaurantes e muitos bares. A discoteca mais popular se chama Malaysia, está bem no centro e tem entrada gratuita. Detalhe, não deixe sua jaqueta nos bancos  ou teras que voltar para casa como um  próprio escocês, de camiseta à temperaturas de -5 C!

Na semana que estivemos lá, nevou tanto que perdemos nosso último dia de ski. Tivemos de deixar Val Thorens uma dia antes do planeado, pois nos avisaram que a estradas seriam fechadas na Sexta-Feira depois do meio-dia. Empacotamos tudo na Quinta-Feira de noite e Sexta de manhã pegamos a estrada de volta para Genebra, Suiça,  onde passamos a noite.

Genebra é o lugar mais caro e entediante que já estive na minha vida. Os bares não tinham nenhum atmosfera de festa, as pessoas na ruas foram super atenciosas conosco, mas na cidade simplesmente não tinha nada para fazer ... ou oque havia, nos ia custar 25 euros para tomar um trago!!!  Enfim, o ponto alto da noite foi quando estavamos caminhando pelas ruas de Genebra, passamos na frente de um bar e de repente escutei  "... assim voce me mata ...ai se eu te pego ai se eu te pego ..."  olhei para dentro e estavam todos dançando Michel Teló hahaha quase caio ali mesmo rindo!  Era um bar Português e estava cheio de  Tugas e Brasucas! Não entramos mas o clima parecia estar divertido.

A outro ponto que nos chamou a atenção foi a red light district, muito semelhante ao de Amsterdam, bem no meio do centro da cidade, muitas mulheres estavam dentro de vitrines, exibindo seus corpos como manequins. Antes pensava que era somente na Holanda isso, mas parece que a moda pegou.

Em suma, Val Thorens é um excelente destino para esquiadores. Neste link abaixo pode-se ver as cameras ao vivo de Val Thorens:   http://www.livecam360.com/webcam/val-thorens/webcam-chalet-de-thorens.html

Deixo aqui o video que fizemos de nossa viagem e a dica de visita à Val Thorens !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário