segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

5 Maiores Arrependimentos de Quem Está à Beira da Morte

Eu li esse artigo no Guardian hoje, achei tao profundo que vou fazer a traducao e colocar no meu blog, ainda que nao tenha nada que ver com os temas que normalmente escrevo.

Leia a lista abaixo e reflita, ainda esta em tempo de chegar a fim dessas nossas vidas, olhar para traz  e nao ter de arrepender-se de nenhum desses 5.


Clique na imagem se quiseres ler o texo na integra, e em Ingles.


(...)
Uma enfermeira Australiana que cuidava de pessoas com doencas terminais resolveu escrever um livro sobre as conversas que tinha com seus pacientes. Ela, alem de apoia medico, tambem dava apoio psicologico a essas pessoas. Nessas conversas ela perguntava sobre arrependimentos de alguma coisa feita (ou nao feita) nas suas vidas e se pudessem voltar, oque mudariam. As 5 respostas mais comuns foram:

1. Eu queria ter tido coragem viver uma vida verdadeira para mim mesmo, nao a vida que os outros esperavam que eu vivesse

"Esse foi a arrependimento mais comum de todos. Quando as pessoas se dao conta que suas vidas estao quase acabando, conseguem ver suas vidas como um todo, entao fica facil de ver os sonhos que nao foram alacancados. A maioria das pessoas nao conseguem realizar metade de seus objetivos e tem que morrer sabendo que foi sua propria culpa em decisoes esquivocadas. Saude traz liberdade, pouquissimos se dao conta disso antes do momento que a perdem"

2. Eu queria nao ter trabalhado tanto

"Essa vem de todos os pacientes homens que eu tive. Eles perderam toda infancia de seus filhos e compania de suas esposas. Mulheres tambem reclamam de haver trabalho muito, todavia a maioria eram homens que passaram a vida toda trabalhando duro em moinhos."

3. Eu queria ter tido a coragem de mostrar meus sentimentos

"Muitas pessoas vivem suas vidas com sentimento contidos para ter paz com os outros. Como resultado, suas vidas sao mediocres e nunca tornam-se oque deveriam ser. Muitos ficam enfermos devido ressentimentos que carregam como resultado de nao expressar seus sentimentos."

4. Eu queria ter mantido contato com meu amigos

"Normalmente as pessoas nao se dao conta da falta que os velhos amigos fazem, ate a suas utimas semanas de vida. Nao era sempre facil localizar tais amigos. Muitas pessoas ficam distraidas com suas vidas e deixam as boas amizades distanciar-se ao longo do anos. Ha muitos arrependimentos de nao haver dedicado tempo e esforco que as amigos mereciam"

5. Eu queria ter sido mais feliz

"Surprendentemente esse arrependimento e muito comum. Muitos somente se dao conta nos ultimos momentos da vida, de que a felicidade e' uma escolha. Ficam acomodados aos velhos habitos e rotinas de vida. Tem medo de mudancas e fingimento de estar feliz para outros e para si, quando no fundo, apenas queriam estar felizes, rir e ter um pouco de idiotice em duas vidas "

3 comentários:

  1. Esse post veio em hora oportuna Alexandre, valeu!

    Ps: vai aparecer quando? (sei que vai me fazer a mesma pergunta!)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha exatamente indio velho... quando vens tomar uns mates aqui comigo? (traga erva por favor)

      Excluir
  2. Vamos praticar o 2!
    Ja fiquei em casa hj! uhahuahuahua

    ResponderExcluir