domingo, 6 de junho de 2010

Museu da Aviação (Museum of Flight)

    Nesse fim de semana estive visitando o Museum of Flight aqui na Escócia, que fica há 30 minutos de Edimburgo em uma base aerea desativada. Lá eles tem um dos 7 Concordes, da fronta mundial, que foi desativada em 2003, devido ao alto custo de voo e também a queda na compra de passagens causada pelo acidente em 2000, em Paris.

Embora o Concorde tenha sido tirado de serviço há quase 7 anos, continua sendo uma da aeronaves mais modernas e tecnologicamente complexas jamais contruidas. Tendo um teto máximo de 2 Mach de velocidade (cerca de 2.400 km por hora) e viajando a quase 17km de altitude (nos limites de nossa estratosfera), o Concorde fazia voos entre Londres e Nova York em um tempo recorde de menos de 4 horas, ou seja, uma pessoa poderia tomar café da manhã na Europa e almoçar na América e com um pouco de esforço, voltar para o jantar na Europa. É realmente lamentável que tal aeronave tenha sido posta fora de serviço e que sigamos usando uma tecnologia antiga para voar mas financeiramente justificável. Seguramente foi uma das maiores invenções do século passado e talvez o único problema do Concorde fosse o custo para conseguir acelera-lo à tão altas velocidades de quase 2 vezes a velocidade do som.

    Mas Museu da Aviação não é somente para o Concorde, também pode-se encontar outras aeronaves, tais  como um representante dos primeiros aviões com turbinas  a voarem, o Cometa.  O Cometa foi o primeira avião impulsionado por turbinas e que viajava a altitudes de 33.000 pés  (cerca de 10km de altitude). Houve 3 acidentes graves com os cometas, que ficaram presos no chão até que os engenheiros pudessem descobrir onde estava a falha no projeto.

    No fim, descobriram que oque causava os acidentes era a fatiga metalica, ou seja, de tanto o avião subir e descer, era submetido  muitas vezes a variações de pressão, oque causava, literalmente o avião expandir  e contrair seu diamentro. Tais contrações na estrutura metalica não foram antevistas, que em algum ponto rachava e acabava por quebrar em  meio a uma viagem, causando a destruição da aeronave em pleno voo e a perda de todas a vidas à bordo.

  Também estive perto de um Vulcan (bombardeiro britanico) que foi usado na Guerra das Malvinas. A aronave  da qual tomei fotos, efetivamente esteve no hemisferio sul cobatendo caças argentinos e está assim marcado no lado esquerdo aeronave, duas bandeiras argentinas, indicando que dois caças castelhianos foram derrubados por esse avião. Oque me deixou curioso é que há uma bandeira do Brasil também!!  Oque aconteceu foi que esse avião, em uma de suas missões, teve problemas mecanicos e foi obrigada a fazer um pouco de emergencia, no Brasil (imagino eu que tenha sigo no Rio Grande, obviamente). O Bombardeiro britanico foi confiscado pelo governo brasileiro, sendo retornado ao Reino Unido anos mais tarde, para ser exposto no Museu da Aviação, na Escócia.


Se estas curioso agora sobre como é um Concorde por dentro, acompanhe-me abaixo em um passeio rápido  pelo avião comercial mais rápido jamais construído!

Parte 1


Parte 2


Parte 3

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